quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Algumas dicas úteis na hora de viajar com crianças.

Eu vou tentar reunir aqui algumas dicas úteis pra quem viaja com crianças e, especialmente, pra quando apenas um dos pais viaja sozinho com os filhos.
Nem precisava dizer que, longe de casa, os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Tem que prestar atenção em absolutamente tudo. Até mesmo uma "comida" adquirida em um local com higiene duvidosa pode arruinar a viagem.
É sempre bom lembrar que o pai ou a mãe são sempre os primeiros a acordar e os últimos a dormir, sem contar as chamadas no meio da madrugada pra pegar água ou ajudar a ir ao banheiro. Em casa, as crianças vão ao banheiro sozinhas, mesmo de madrugada e no escuro, pois estão acostumadas com o caminho. Já num ambiente diferente... Por isso, se prepare porque a viagem vai ser divertida, mas provavelmente também será bem cansativa.
Os cuidados começam bem antes de sair de casa. Na hora de escolher o destino, é importante analisar se o local é adequado pra uma viagem com crianças. Questões de segurança, transporte, alojamentos e alimentação devem ser consideradas.
Antes de mais nada, eu recomendo fazer sempre um pequeno "crachá" plastificado, com um cordão, pra ser pendurado no pescoço da criança. De um lado do crachá, os dados do local de origem da criança, com telefones de contato. Do outro lado, os dados dos locais onde a criança ficará hospedada durante a viagem. É terminantemente proibido tirar esse crachá durante toda a viagem.
Durante toda a viagem, é importante carregar sempre uma pequena mochila com água, uma fruta, um salgadinho, protetor solar e uma blusa de frio, além dos guias e documentos. Mesmo que o clima esteja quente, é bom carregar uma blusa de frio. O tempo muda rápido e bruscamente em algumas regiões, dependendo da época do ano. Melhor se precaver sempre.
Em alguns destinos não há banheiros disponíveis o tempo todo. Por isso, toda vez que passar por um banheiro disponível, é bom lembrar de perguntar às crianças se precisam usá-lo. Geralmente, as crianças estão empolgadas com a viagem e, quando se lembram do banheiro, já estão no limite. Antes de sair do hotel, também é bom lembrá-los de usar o banheiro.
Quando for comprar uma passagem aérea, lembre sempre de já deixar os assentos marcados, a fim de que todos possam se sentar em lugares próximos. É um transtorno deixar para marcar os assentos na hora do check-in e correr o risco de o vôo estar lotado. Geralmente, a companhia aérea até consegue reacomodar os passageiros de forma que crianças pequenas fiquem próximas dos pais, mas isso toma tempo e gera reclamação de outros passageiros. Melhor evitar.
Tente se informar previamente sobre os meios de transporte disponíveis no destino. Desde a saída do aeroporto, é importante que a forma de deslocamento esteja definida e, preferencialmente, até reservada. Nunca deixe pra resolver isso apenas quando chegar ao local.
Carregar um kit básico de primeiros-socorros também é recomendado, incluindo um termômetro e um remédio pra tirar a febre.
Acho que já deu pra perceber que o importante é tentar agir sempre com precaução e tentar antecipar os problemas. E não deixar nada pra última hora. Com o tempo, a gente se acostuma e acaba tomando todos esses cuidados de forma automática. Organização e precaução sempre.
As viagens são importantes para o crescimento pessoal do seu filho, para o aprendizado, para a diversão e para o fortalecimento dos laços familiares. 
Boa viagem e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário