terça-feira, 11 de setembro de 2012

O passeio de balão.

Desde bem pequenos, os meus filhos me pediam pra fazer alguns passeios diferentes. Um desses passeios era voar de balão.
Eu me lembro que, quando eles ainda eram bem menores, eles gostavam de assistir a um DVD de uma tartaruguinha argentina chamada Manuelita (Manuelita La Tortuga). O sonho dessa tartaruga era conhecer Paris, e ela conseguiu realizar esse sonho viajando de balão.
No início desse ano, nas férias de verão, fizemos o tão esperado passeio de balão. No interior do estado de São Paulo há algumas cidades, como Boituva e Piracicaba, que tem tradição em oferecer esse tipo de passeio. Nós escolhemos fazer o voo em Boituva, onde fica o maior centro nacional de paraquedismo.
A aventura começou no dia anterior ao voo com uma viagem de 450 km, de carro, partindo de Londrina-PR. Pra quem sai de São Paulo, a viagem até Boituva é de aproximadamente 90 Km e dura cerca de uma hora. Pra quem vem de longe, o melhor é viajar com um dia antecedência e passar a noite em um hotel da cidade. A cidade possui hotéis razoáveis, mas é preciso reservar com antecedência pois há grande procura nos finais de semana em função das atividades do centro nacional de paraquedismo.
Havia uma certa apreensão nos dias anteriores à viagem, pois teríamos que acompanhar a previsão do tempo e o voo só seria confirmado com menos de 48 horas da data marcada. É preciso que haja tempo bom para o balão levantar voo. Como o nosso voo seria no sábado às 7h00, a confirmação só veio na quinta à noite. Assim, poderíamos pegar a estrada na sexta rumo a Boituva.
Chegamos em Boituva no final da tarde e fomos para um hotel. Guardamos as nossas coisas e saímos pra dar um passeio pela cidade e depois jantar. A cidade é pequena, mas bem simpática e, de certa forma, vive em torno do centro de paraquedismo que costuma movimentar bastante a cidade nos finais de semana de tempo bom. Já na sexta à tarde era possível ver vários aviões pequenos levantando voo pra levar os paraquedistas para os saltos. As imagens e a emoção dos inúmeros saltos de paraquedas já deram uma amostra de que o final de semana seria de diversão garantida.
Ao voltarmos pro hotel no final da noite, uma surpresa desagradável. O tempo fechou e começou a chover forte. Pensei que o passeio tivesse ido por água abaixo. Mas, na manhã seguinte, o dia amanheceu lindo e às 6h30 já estávamos a caminho do local combinado para a decolagem.
Ao chegar ao centro de paraquedismo, fomos surpreendidos com a linda imagem do sol nascendo e de sete balões coloridos enormes sendo inflados. A explicação que nos deram para o horário de início do voo seria de que, de acordo com as estatísticas, por volta das 7h00 é o período do dia em que os ventos estão mais calmos e a probabilidade de chuvas é menor.
O cesto do balão comportava até 12 pessoas, mais o piloto. O passeio deveria durar em torno de uma hora. A decolagem foi muito suave e tranquila. A vista toda é muito bonita... uma mistura de nascer do sol com os balões coloridos levantando voo suavemente em direção às nuvens. Tudo muito lindo e emocionante.
O balão voa seguindo apenas o rumo do vento e não há qualquer controle da direção. Uma equipe de apoio acompanha todo o trajeto se comunicando com o piloto por um rádio, e é essa equipe que vai negociar um local para a aterrisagem, de acordo com o rumo que o balão tomar.
Pra nossa "sorte", quando já tinha passado aproximadamente uma hora de voo, o piloto começou a descida e tinha a intenção de pousar numa determinada propriedade. Todavia, o prorietário desse local não autorizou o pouso. Tivemos que abortar aquela descida quando o balão já quase tocava o chão e levantar voo novamente pra procurar um outro local. Naquela vizinhança, a maioria dos proprietários não autorizou o pouso em suas terras e, por isso, o nosso voo se estendeu por quase duas horas a procura de um novo local. A explicação dada pelo piloto para a falta de autorização foi de que muitos proprietários estavam bravos pois o pouso do balão assustava o gado que corria e se feria, além de alguns baloneiros destruirem cercas e cadeados de porteiras para a retirada do balão, sem fazer posteriormente a devida reposição ou o conserto.
O pouso também foi muito suave e tranquilo. A equipe de apoio nos esperava com um espumante para celebrar o sucesso do voo. Depois de uma sessão de fotos, fomos levados em uma van de volta ao centro de paraquedismo onde um café da manhã bem caprichado nos aguardava. Tudo incluído no pacote.
O passeio foi emocionante e inesquecível. Foram momentos especiais que vamos guardar com carinho por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário