quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A cidade que nunca dorme: NYC - outubro de 2010 (2)

No meio da viagem
Apesar do cansaço e da correria da viagem, eu vou tentar atualizar o blog. Ontem eu cheguei à Carolina do Norte pra rever amigos (a familia com quem eu vivi em 2 intercâmbios). Antes, foram cinco dias em Nova York. Tente imaginar um homem sozinho em Nova York, com dois filhos de 9 e 5 anos, de metrô pra cima e pra baixo o dia inteiro. Interessante que as crianças simplesmente não se cansam. Pior: choram quando percebem que vão descer do metrô pois estão se aproximando da estação que fica perto do hotel. Detalhe: isso já perto da meia-noite. Eles diziam que ainda era cedo e que queriam dar mais um "rolê" pela cidade. Mesmo com uma fraca garoa e um frio de uns 7 graus nos primeiros dois dias, a viagem rendeu bastante. Conseguimos visitar o Museu de História Natural (minha filha disse que foi a realização do maior sonho da vida dela), subimos à noite no Empire State Building (eu já tinha subido de dia e tinha achado legal; de noite é ainda melhor), fomos até a Estátua da Liberdade, caminhamos por Chinatown, por Times Square, passeamos de helicóptero por Manhattan (esse era um de meus sonhos de infância, voar de helicóptero), fomos ao marco zero onde ficavam as torres gêmeas, assistimos ao pedaço de uma missa na Catedral de St. Patrick (a pedido da minha filha), fomos ao Central Park Zoo, fomos às lojas oficiais da Lego e Hersheys, à loja de brinquedos Toys R Us, passamos pelo Rockfeler Center, fizemos umas comprinhas na Macy's (porque ninguém é de ferro), fomos ao Pier 17 (minha filha disse que "precisava" comprar um gloss e uns cremes da Victoria Secret), visitamos o Green Market (que acontece na Union Square às segundas, quartas e sextas), passamos pela entrada da Ponte do Brooklin, pela prefeitura de NY e pela Suprema Corte de NY (do filme Law & Order). Além disso, caminhamos bastante pelo Chelsea District, bairro onde ficamos hospedados, e, em um de nossos almoços, preparamos duas "marmitas" numa típica Deli americana e fomos comer sentados num banco da Madison Square Park, rodeados por esquilos. Tudo isso em apenas 5 dias. Ah, estava me esquecendo... finalmente comprei a minha panela Le Creuset!!! Yes!!! Não, eu não vou contar quanto eu paguei pela panela. Só vou dizer que, quando eu cheguei na loja e mostrei pra vendedora qual modelo e cor eu queria, ela me disse: hoje é seu dia de sorte!!! Esse modelo acabou de entrar na promoção e está com 50% de desconto. Ou seja, paguei metade do que eu ia pagar pela panela (que já era beeeeem menos do que eu pagaria por ela no Brasil). Eu confesso que fiquei bastante cansado, tenso e cheguei a ter dores no corpo nesses cinco dias, principalmente pela responsabilidade de estar sozinho com duas crianças na cidade mais agitada do planeta. Eu coloquei um colar com um crachá plastificado no pescoço de cada um deles com o nome, telefone do Brasil e dos EUA, endereço do hotel etc, por questões de segurança. Mas, no final, todos sobrevivemos. Na hora de sair de Nova York pra viajar pra Carolina do Norte, eu reservei um carro pra facilitar a ida ao aeroporto, pois as duas malas e a mochila estavam um pouco mais pesadas do que no início da viagem. Todavia, meu filho bateu o pé e disse que queria ir de metrô pro aeroporto, pois seria o seu "ultimo" passeio de metrô pela cidade. Fiquei com dó e fomos de metrô; eu carregando uns 70 Kg de bagagem e segurando a mão dos dois o tempo todo. Pelo menos, economizei os US$60,00 do táxi. Pra se visitar um lugar é preciso "vivenciar" aquele lugar. Quero dizer, é preciso sentir o lugar, caminhar por suas ruas, provar suas comidas, conversar com as pessoas, olhar ao redor, sentir os cheiros, ouvir os ruídos. Isso é experimentar, conhecer de verdade, isso é vivenciar. Pra mim, isso é o mais importante e é o que torna esses momentos especiais e inesquecíveis. O objetivo dessa viagem era proporcionar momentos especiais e inesquecíveis aos meus filhos e eu posso afirmar com tranquilidade que, apesar de ainda estar no meio da viagem, já estou com a sensação do dever cumprido. Ver a expressão de "encantamento" em seus rostos a cada novidade simplesmente não tem preço. Agora estamos na Carolina do Norte e aqui tudo é mais tranquilo e confortável, sem estresse ou correria. Mas essa parte eu conto depois.