quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Era uma vez... (como tudo começou)

Quando eu me separei, em 2008, meus filhos eram bem pequenos. Minha filha tinha 7 e meu filho tinha 3 anos de idade. Naquele momento, minha maior preocupação era fazer com que sofressem o mínimo possível com o doloroso processo de separação, e o meu maior objetivo era continuar presente em suas vidas, participando do seu dia-a-dia, e tendo momentos especiais, felizes e marcantes ao lado deles. O desafio seria grande, mas o aprendizado e a alegria seriam ainda maiores.
Apesar da dureza da separação, algumas coisas boas surgiram dessa experiência. No dia-a-dia, a adaptação foi tranquila e a convivência foi mantida. Mas a parte mais gostosa e divertida foram aqueles momentos nas férias, feriados ou em finais de semana, quando podíamos escapar pra algum lugar legal, às vezes uma praia ou uma cidade histórica, podíamos experimentar uma comida diferente, visitar um museu, fazer uma escalada ou tirolesa, um passeio de barco ou de helicóptero, ou mesmo uma pescaria. Muita aventura, muita adrenalina, muita alegria e muita história pra contar.
Sinceramente, não é nada fácil pra um homem sozinho viajar com duas crianças pequenas. A responsabilidade é triplicada. Além de ter que cuidar do roteiro, dinheiro, passagens, passaportes, ainda tem que supervisionar o banho, ajudar na hora de trocar de roupa, auxiliar com a comida, ajudar na hora de passar o fio dental e escovar os dentes, levar ao banheiro no meio da madrugada etc. O pai é sempre o primeiro a acordar e o último a dormir. Mas sempre vale a pena.
Desde pequenos, meus filhos se referem ao trio - eu e os dois - como "Os Trutas". "Truta" é um apelido carinhoso que significa companheiro. Eles costumam dizer que os Trutas se reúnem pra fazer coisas legais como, por exemplo, viagens e aventuras.
A partir de agora, cada aventura dos Trutas será registrada aqui no blog. Será como um diário que as crianças e os amigos próximos poderão compartilhar e carregar pro resto da vida. A primeira aventura foi uma viagem ao Chile em março de 2009. E esse será o assunto do próximo texto...

3 comentários:

  1. Adorei! Posso imitar? Rs.
    Já está nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Admiro sua atitude de pai, e com certeza vc tem marcado a vida de seus filhos com estes momentos únicos. Registre mesmo e nos deixe conhecer algumas destas aventuras!
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Grande iniciativa... ex marido pode ser..mas ex pai, nunca!! Adorei o post...
    Tbm tenho um blog das viagens familiares...
    dicasrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir