quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Primeiro desafio: Chile - março de 2009.

É claro que eu estava com medo de simplesmente não dar conta de fazer uma viagem internacional sozinho e cuidando de duas crianças pequenas. Minha filha estava com oito anos e meu filho tinha acabado de completar quatro anos de idade.
Eu escolhi um passeio mais curto, de apenas cinco dias, ao Chile. Seria a primeira vez que o meu filho viajaria de avião. Eu mesmo organizei a viagem, sem a ajuda de uma agência. Comprei as passagens pela internet numa promoção e reservei um hotel em Santiago pelo tripadvisor.com.
Por economia, geralmente eu evito andar de táxi naquelas cidades que possuem um bom sistema de transporte público, com boas linhas de metrô e ônibus. Mas, por estar com as crianças, tomei o cuidado de contratar um motorista particular pra nos levar do aeroporto ao hotel. O motorista era o "Jorge", figura simpática que acabou se tornando nosso amigo. O Jorge foi tão atencioso que resolvemos contratá-lo uns dois dias mais tarde para nos levar a um passeio de um dia por Viña del Mar e Valparaiso.
Saímos do Brasil numa madrugada de quarta-feira e chegamos em Santiago no meio da tarde. Chegando ao hotel, os dois caíram num sono profundo assim que entraram no quarto. Nesse primeiro dia, após o cochilo, só tivemos forças pra sair e jantar num restaurante próximo do hotel. A primeira boa surpresa gastronômica: machas gratinadas (espécie de marisco). Minha filha geralmente come de tudo e quis experimentar a iguaria. Deu gosto de vê-la comendo os bichinhos.
Nos dias seguintes, caminhamos muito e também nos deslocamos de metrô por toda a cidade. Vale registrar que o metrô de Santiago é excelente: limpo, seguro e atende grande parte da cidade. Na segunda noite, por volta de 22h00, estávamos no metrô e, quando o meu filho percebeu que nos aproximávamos da estação onde desceríamos pra voltar ao hotel, ele começou a chorar e dizer que "ainda era cedo e que queria dar mais um rolêzinho pela cidade". Nem precisei fazer o teste de DNA. É meu filho.
Visitamos feiras livres, mercados públicos, igrejas, museus, parques e um zoológico.
Eu disse às crianças que eu queria fazer ao menos um "passeio de adulto" e que eles iriam me acompanhar até a Vinícola Concha Y Toro. Expliquei que o passeio seria rápido e pedi que eles tivessem paciência caso o passeio não estivesse legal. Fomos de metrô e ônibus até a vinícola e gastamos apenas US$4,00 pra chegar lá - pela agência, de Van, ficava em US$60,00 por pessoa. Pra minha surpresa, esse passeio foi um dos momentos mais legais da viagem justamente pra eles. No terreno da vinícola havia muitas aves soltas, incluindo papagaios e periquitos. As crianças puderam correr pelas parreiras e comer uvas direto do pé. Eles se divertiram pelos porões onde o vinho descansa ouvindo o guia falar sobre as lendas do "casillero del diablo".
No fim das contas, a viagem foi super tranquila. Os "Trutas" passaram no primeiro teste. É possível sim pra um pai sozinho viajar com duas crianças pequenas. Basta ter um pouco de organização e paciência. Voltei pra casa com a sensação de dever cumprido.

Um comentário: