domingo, 20 de fevereiro de 2011

Parrillada, tango, medialunas: Argentina - março de 2011

1a parte - Os preparativos.

Quase tão empolgante quanto a viagem são os preparativos. Empolgante e até um tanto estressante quando a gente deixa algumas coisas pra última hora.
Decidimos viajar pra Buenos Aires no carnaval. Mas a decisão foi meio em cima da hora e eu passei apertado na hora de conseguir um hotel. Na verdade, a idéia inicial era passar uns cinco dias em Lima, mas as passagens estavam esgotadas. No fim das contas, consegui comprar passagens pra Buenos Aires. Melhor ainda: sem gastar um tostão, pois consegui comprá-las com umas milhas que eu tinha acumuladas e estavam pra vencer. Ou as usava agora, ou as perdia. Pois bem, faremos mais esse sacrifício.
O problema foi que eu comprei as passagens primeiro, mas deixei pra reservar o hotel depois. E quem disse que eu encontrava um hotel disponível em Buenos Aires no feriado de carnaval? Acho que o Brasil inteiro resolveu ir pra lá nesse feriado. Eu já tinha ficado num hotel barato e bem localizado lá em 2008, mas eu estava querendo experimentar uma outra opção, talvez num outro bairro. Procurei na internet por uns dois dias e nada. Acabei reservando naquele antigo hotel mesmo, pra não correr o risco de ficar sem nada. Vale a pena pelo preço e pela localização: fica entre o microcentro e a Recoleta, numa rua tranquila, tem acesso fácil ao metrô etc. Mas os quartos são bem simples e o café da manhã é... simplesmente triste. Pelo menos, há vários Cafés na vizinhança.
Nem preciso dizer que as crianças estão super empolgadas. Como sempre, estão contando os dias. Encontraram um guia de Buenos Aires no meu armário e começaram a selecionar alguns pontos que querem visitar como, por exemplo, o Zoo e o Jardim Japonês. Ah... e minha filha disse que quer visitar o Cemitério da Recoleta. Mórbido. Mas vamos lá.
Eles também estão empolgados com as parrilladas de Buenos Aires. Na verdade, churrasco é o prato preferido dos Trutas. Se tiver cordeiro, melhor ainda.
Dessa vez, pra facilitar, enquanto estivermos viajando, eu vou postar e atualizar esse mesmo texto. Assim, vai funcionar pra eles como um diário e vai ficar mais fácil pra se lembrarem da viagem posteriormente.
Estava me esquecendo de mencionar... minha filha mal acreditou quando eu contei que Buenos Aires é a terra do Fito Paez. Ela é fã de Mariposa Technicolor e disse estar torcendo pra encontrá-lo por lá. Esse mundo é pequeno, nunca se sabe...

2a parte - A viagem.

Andamos muito nesses dias. À pé, de metrô, ônibus e de táxi. Na maioria das vezes, de metrô e à pé. Infelizmente, o metrô de Buenos Aires, além de velho e sujo, possui poucas rotas e deixa muito a desejar.
Perguntei pras crianças sobre o que mais gostaram na viagem e a resposta foi imediata: o Zoológico. Pra quem vai com crianças a Buenos Aires, o Zoo é um passeio imperdível.
Também visitamos a Plaza de Mayo e a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana, almoçamos no Puerto Madero, fomos ao La Bombonera (estádio do Boca Juniors) - depois caminhamos do estádio até o El Caminito, visitamos o Museu Nacional de Belas Artes, o Cemitério da Recoleta, a Praça das Nações Unidas, no domingo passeamos pela feira de artesanato que acontece na Recoleta em frente ao cemitério, comemos muito churrasco e muita medialuna com doce de leite.
A gente também fez umas comprinhas, coisa boba. Artigos esportivos estão uns 30% mais baratos do que no Brasil.
Um detalhe negativo em relação a Buenos Aires é que aos domingos quase tudo fecha. Inclusive alguns restaurantes. Sei lá, acho que não combina com uma cidade turística desse porte.
Pra atrapalhar um pouco, eu acordei no último dia da viagem com febre e dor de garganta. É nessa hora que viajar sozinho se torna complicado. Mas a gente sobreviveu.

Um comentário: